Transformando Potencial em Desempenho

Liderança e Comunicação Baseadas em Neurociência

O programa apresenta técnicas e modelos (estrutura e fluxo) de comunicação desenvolvidos a partir de conceitos de neurociência sobre o funcionamento do cérebro humano em processos como: aprendizagem, tomada de decisão e escolha, resolução de problemas, definição de ações para a implementação das soluções encontradas, auto-motivação para empreender tais ações e extrair aprendizado de suas experiências durante esse empreendimento, auto-responsabilização, etc.

Esta forma de comunicar aplica-se tanto na esfera da gestão intrapessoal (gestão de si mesmo) como na da gestão interpessoal (gestão dos outros).

O programa apresenta estes conceitos de maneira fácil de assimilar-se, graças a uma estratégia didática ela mesma baseada na forma de aprender do cérebro, e um conjunto de modelos de fácil retenção. O objetivo é que o líder (de outros ou de si mesmo) desenvolva a consciência para saber identificar as oportunidades nas quais esta forma de comunicar é mais apropriada, e esta passe a integrar sua “caixa de ferramentas”, após um período de consolidação e prática, tornando-se assim uma opção natural, viabilizando dois grandes benefícios:

  • líderes mais serenos, com capacidade de escuta ampliada, baixo nível de stress, alto senso de realização, mais eficazes na delegação e relação com suas equipes e mais livres para dedicar-se a pensar de forma estratégica e preencher suas reais atribuições.
  • equipes mais eficazes, mais autônomas, focalizadas em soluções e empoderadas para a sua implementação em direção aos seus objetivos mediatos, atuando num ambiente mais tranquilo.

Recentes experiências de implantação de uma cultura de comunicação orientada por princípios de neurociência, mostraram resultados realmente impactantes em termos de melhoria do clima, aumento do desempenho, diminuição do turn-over e outros, através de uma verdadeira transformação da cultura de liderança.

Acreditamos também que esta forma poderosa de comunicar contribua para aumentar a satisfação dos funcionários, melhorar o clima organizacional, aumentar os níveis de segurança da operação nos ambientes onde existem riscos, diminuir a incidência de erros, promover uma cultura característica de uma learning organization, ajudar na retenção de talento e otimizar o desempenho das pessoas.

A seguir, informações que visam permitir uma visualização genérica do programa em si.

Formato

O programa se desdobra ao longo de três dias (24h), podendo ser dividido em dois módulos de 1,5 dias cada, durante os quais os participantes serão introduzidos a alguns conceitos de neurociência, neurofisiologia e neuropsicologia relevantes:

  • Relação entre cérebros emocional e racional – As implicações do stress sobre a inteligência, a relação e a comunicação.
  • Relação entre potencial e desempenho.
  • Comunicar com eficácia.
  • Escutar ativamente.
  • Resolver problemas.
  • A importância da ideia própria para o comprometimento e a motivação.
  • A importância de uma visão clara do que se deseja conseguir.
  • O cérebro não processa a palavra “não” – Implicações para a formulação de ações eficazes.
  • Questionamento poderoso – A arte de fazer perguntas que provocam novas formas de pensar.
  • Características das ações bem formuladas.
  • Empoderamento e responsabilização do outro.
  • Acompanhamento de planos de ação.
  • Aprendendo com o desdobramento das ações.

 

Ao longo do programa, demonstraremos o uso dos modelos e técnicas apresentados e treinaremos os participantes na sua aplicação através de vários exercícios práticos supervisionados pelo instrutor.

 

Tags: , , , , , , , , , , , ,

2 Respostas to “Transformando Potencial em Desempenho”

  1. ana oliveira Says:

    Gostaria de participar do curso porém não tenho agenda para os dias de março. Quando haverá novos cursos sobre o tema e em que locais? agradeço a informação. Ana
    acelina@uol.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: